domingo, 26 de julho de 2015

Novelo de pérolas

Para a criança interior de uma grande mulher

            A palavra Feliz já é seu próprio sobrenome. Com graça, hoje ela vive na palavra a poesia erótica e deixa-nos todos rubros de vontade de viver. Com muita garra, conquistou um cargo pleno e fez dele uma fonte de ajuda para a família e para todos os que ali chegavam. Do poder à ajuda: multiplicada em esclarecimentos clareavam vidas.
            Ao seu lado, um grande homem... Um homem que ela conheceu, confiou, trocou apoios mútuos. Um companheiro de trabalho, de muita comunicação e troca, de parceria. E ao abrir esta grande porta, ela conheceu uma família: viu-nos crescer, amadurecer, amargar, desamargar, quase desistir e voltar a existir. Claire acompanhou-me ali, do lado de fora, do lado de dentro das dores de meu pai. E hoje, ela o acompanha ainda distante, mas quase tão perto por nunca conhecer a separação quando sustenta o amor.
            Seu modo de ensinar sempre foi mais firme: a palavra que educa é retilínea, mas constrói arestas, as mesmas para a gente sentar quando está de castigo. Ao mesmo tempo aquela palavra doce, que elogia com veemência, que nos lembra de nos autorizar de nossas competências, sem o orgulho que nos faz perdê-las. Da braveza à doçura ela ensinava com palavras, tons e expressividade. Sua opinião não poderia passar despercebida: ela ali estava.
            Palavras de contorno, palavras de afeto. Palavras. De palavras Claire constrói a sua nova morada: namorada. Ficamos enamorados de sua poesia escrita, rimada, falada, cantada. Hipnotizados de nos vermos naquela descrição ou de já termos sonhado com ela. Quantas curvas puderam saltar às páginas preto no branco. Quanta beleza! Ela põe a mesa e os convido a jantar. Saborear desejos, ilusões e desilusões.


            E hoje eu me deixo dançar em cada poema seu, onde quer que eles estejam eu estarei lá.


Cristina Monteiro 
Paulistana, é psicóloga pela PUC-SP e psicopedagoga pelo Instituto Sedes Sapientiae. Atua como palestrante/consultora de palestras e treinamentos organizacionais em sua empresa "Ponto de Palestras e Treinamentos" e na Psicologia Clínica com Psicanálise e Coaching. Na escrita, sente-se parte de outros (como no livro água terra fogo ar. crônicas elementais), de si mesma (textos poéticos, artigos, crônicas) ou fortalecendo pessoas para a vida (em mensagens resilientes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário